Código: | MP1C10014 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | AMEC | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos Ana Cristina Crespo Pires Sequeira |
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Corpo docente: |
António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos David Luís Sarmento Gonçalves Joana Isabel Gaudêncio Matos |
Português
1. Conhecer e caracterizar o desenvolvimento artístico da criança dos 0 aos 10 anos.
2. Experienciar e compreender contextos de apreciação, execução e criação artística como potenciadores de expressão e desenvolvimento.
3. Enquadrar o desenvolvimento artístico entre a criatividade individual e a adoção de modelos partilhados socialmente.
4. Compreender os mecanismos inerentes ao processo de desenvolvimento motor relativamente aos períodos críticos e às etapas do desenvolvimento das habilidades motoras, à evolução das capacidades motoras e aos processos de desenvolvimento percetivo-motor, no pré-escolar e no 1º ciclo do EB
5. Manipular ferramentas diferenciadas nos domínios das tecnologias e meios digitais
1. Desenvolvimento artístico na infância: da manipulação dos materiais à expressão artística
2. Contextos de expressão e desenvolvimento: apreciação, execução, criação e manipulação de tecnologias e meios digitais
3. Criatividades e partilha social
4. Alterações nos indicadores de crescimento e de maturação; o desenvolvimento perceptivo-motor, das capacidades coordenativas e das habilidades motoras no pré-escolar e no 1º ciclo.
A principal finalidade da UC consiste em assegurar aos futuros educadores e professores o desenvolvimento continuado de competências físicas e artísticas que permitam práticas profissionais criativas e de autonomia nos processos de tomada de decisão nas intervenções educativas no que se refere às artes e à motricidade nas crianças e a sua inter-relação com outras áreas do saber. Os conteúdos selecionados incidem em áreas matriciais das artes e da motricidade, numa perspetiva integradora do desenvolvimento pessoal, social e profissional. A mobilização de conhecimentos, capacidades e atitudes, no domínio das artes e da motricidade, para o desenvolvimento de objetivos de formação dos futuros educadores e professores concorre para uma visão de desenvolvimento curricular global, integradora e criativa.
As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e grupal, de processos artísticos, com vista a uma integração de saberes e à consistência da aprendizagem. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos e a produção de trabalhos de natureza artística.
A avaliação será contínua e pontual através da participação nas atividades propostas e na realização de tarefas específicas que incluem a pesquisa, a produção escrita e desempenhos específicos no âmbito dos domínios expressivos.
Em situação de exame, a avaliação incidirá na produção escrita e nos desempenhos específicos das diferentes expressões
As atividades a realizar visam criar condições para promover a aprendizagem e o aprofundamento de conhecimentos sobre as caraterísticas do processo de desenvolvimento motor da criança, assim como a participação em processos de exposição oral, debate, experimentação prática, pesquisa, leitura e produção permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais.
As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e grupal, de processos artísticos e físicos, com vista a uma integração de saberes e à consistência da aprendizagem. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa, a leitura de documentos e a produção de atividades performativas. A performance, em pequenos grupos, consiste no reconto de uma história para a infância, com recurso aos meios físicos e artísticos das diversas áreas da unidade curricular.
A classificação final resulta de uma média ponderada das áreas envolvidas:
Artes – 75%
Motricidade – 25%
Os elementos de avaliação contínua propostos e respetiva ponderação são os seguintes: Assiduidade e participação (40%)
Atividades performativas (60%).
Em situação de avaliação pontual (para trabalhadores-estudantes) ou exame, a avaliação incidirá numa performance individual sobre as temáticas desenvolvidas.
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
Fumoto, H., Robson, S.,Greenfield, S., Hargreaves, D. J. (2012). Young Children's Creative Thinking. London: Sage Publications.
Gabbard, C.P. (2011). Lifelong Motor Development. (6th ed.). San Francisco, CA: Benjamin-Cummings Publishing Company.
Gallahue, D., Ozmun, J., & Goodway, J. (2012). Understanding Motor Development: Infants, children, adolescent and adults (7th ed.). Boston: McGraw-Hill.
Godinho, J. C. e Brito, M. J. N. (2010). As Artes no Jardim de Infância. Lisboa: DGIDC. Disponível em http://www.dge.mec.pt/recursos-0
Griffiths, F. (ed.) (2010). Supporting Children’s Creativity through Music, Dance, Drama and Art. Creative Conversations in Early Years. London: Routledge.
Jones, R., e Wyse, D. (ed.) (2013). Creativity in the Primary Curriculum. London: Routledge.
Swanwick, K. (1979) A Basis for Music Education. Windsor: NFER Publishing Company. Swanwick, K. (2014). Música, Mente e Educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica.
Vasconcelos, A. Â. (2007). A Música no 1.º ciclo do Ensino Básico: o estado a sociedade, a escola e a criança. Revista de Educação Musical, N.º 128-129, Maio - Agosto e Setembro - Dezembro
Plano Nacional de Leitura
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/data/listas/58_Todas%20as%20listas_2017.pdf
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